quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sugestão de leitura (II)

 
SINOPSE:
 
Transcendendo o conceito de biografia, no sentido estrito do termo, Dom Duarte e a Democracia proporciona uma visão do homem e da figura institucional muito mais lata e humana, que permite ao seu leitor descobrir as facetas mais desconhecidas e não menos importantes desta personalidade, bem como revisitar as que têm merecido a habitual cobertura mediática.
Além de um acervo extraordinário de documentação - leis, proclamações, mensagens, petições, cartas e iconografia variada -, de um prefácio do próprio D. Duarte e de um posfácio de Gonçalo Ribeiro Telles, Dom Duarte e a Democracia apresenta uma série de testemunhos de grandes figuras do nosso tempo, como Boutros-Gali ou Dalai Lama.
Este documento refaz todo o trajecto percorrido por D. Duarte na intervenção em questões políticas e culturais, na defesa de certos princípios, nomeadamente, do direito de auto-determinação e do da identidade.
Podemos dizer que a «Democracia», parte integrante do título, e que enquadra este olhar de Mendo Castro Henriques sobre a vida e obra de D. Duarte de Bragança, é aqui mais do que uma referência a um regime político, ao nosso país ou a quaisquer outros: localiza temporal e geograficamente e caracteriza, em simultâneo, a acção deste «príncipe democrata» - como alguém se lhe referiu - em Portugal e no Mundo, promovendo espaços de diálogo, de justiça e de liberdade.

Pode comprar AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário